Avançar para o conteúdo principal

O filme: Corre Rapaz Corre

Run Boy Run
Corre Rapaz Corre (Alemanha, Polónia e França, 2013) é um filme dramático, entre alusivo aos tempos da segunda grande guerra mundial, baseado em factos reais. Encontra-se disponível, gratuitamente, no catálogo da Rakuten TV.
Esta é uma obra repleta de sentimento, sensibilidade, beleza e valores, que nos permite acompanhar um pequeno órfão que, com a ajuda do pai, conseguiu fugir dos campos de concentração. Na sua senda, perdido na floresta ou a mendigar de porta em porta, oferecendo-se para trabalhar em quintas, o ódio dos seguidores da doutrina de Hitler. A circuncisão era suficiente para comprovar a origem judaica. 
Um filme perante o qual não ficamos indiferentes, com a mestria, o poder e os ensinamentos de O Menino do Pijama às Riscas e A Vida é Bela
Alguns dos momentos mais marcantes desta obra consistem no abate indiscriminado do cão de companhia do menino que um dia o salvou da morte, por soldados; a solidão; a perda de uma mão e parte do braço, durante trabalhos de…

A robótica nas escolas e no quotidiano

PTRobotics



A evolução tecnológica, os novos mercados profissionais, e a plasticidade cerebral, com todas as vantagens associadas, têm vindo a causar impacto nas nossas Escolas. A robótica é uma área que tem vindo a ser implementada desde o pré-escolar.

 

Os elementos utilizados não devem contemplar apenas os contextos escolares. Oferecer recursos neste domínio, os da robotica, aos filhos e familiares é uma forma de estimular o interesse pelo saber, o raciocínio lógico, compreender conteúdos e conceitos de matemática e física; entre outros. Para tal, podemos recorrer à PTRobotics.


Hoje, falo-vos do arduino, uma placa criada em 2005, composta por ummicrocontrolador Atmel, circuitos de entrada/saída e que pode ser facilmente ligada a um computador e programada via IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado), utilizando uma linguagem baseada em C/C++, apenas com um cabo USB. Depois de programado, o microcontrolador pode ser usado de forma independente, ou seja, pode colocá-lo a controlar um robô, uma lixeira, um ventilador, as luzes da sua casa, a temperatura do ar condicionado, … 


Raspberry Pi é um computador barato, com tamanho de um cartão de créditoA função básica deste gadget é oferecer uma alternativa barata, prática e acessível para que as pessoas, de várias idades, possam explorar todas as capacidades da computação”, facilitando a aprendizagem de programação em linguagens como Scratch e Python. Apesar do tamanho diminuto e das feições pouco convencionais, o Raspberry Pi é um computador como outro qualquer. Ele permite navegar na internet, reproduzir conteúdos multimédia, criar texto,imagens e, também serve, para jogos.

Quantas vantagens, com recursos que podemos encontrar numa loja portuguesa, para utilização pessoal, profissional ou escolar.

 

Nota

Por forma a melhorar as hiperligacões e resultados pretendidos na pesquisa, os termos “robótica” e “arduíno” não foram acentuados.

Comentários

Enviar um comentário

Este blogue é feito de histórias reais, que se misturam com emoções e valores, entre alguma ficção. Também de pessoas com opinião, sentimento e uma mão que se estende.

Não deixe de comentar!


Um abraço do
P. P.

Mensagens populares deste blogue

O Professor está a dar cabo de mim

Pelo que ao ler, não deixe de abrir as hiperligações.

Ao longo dos anos, a vida de professor tem-se revelado “stressante”, associada a percursos deambulantes, com propósitos dúbios. Assim induz um Ministério insensível, intolerante, inerte, incapaz e desatento à saúde dos seus atores. Os dias de tranquilidade parecem não se avistar, tal é Esta Vida de Marinheiro. Por vezes, por forma a avaliar o nosso humor, já que os deuses devem estar loucos, há Azar na Praia.
A vigilância de exames é uma das minhas aventuras intermináveis. O mutismo forçado e a postura “hirta”, sem nada de estimulante, qual Amocha Maria. A ansiedade instala-se, pois ver alunos em sofrimento, sem nada poder fazer não me é fácil. Dias em que. Não tem Talo o Grelo.
Naquela manhã, o calor fazia-se sentir, adivinhando-se não encontrar quem dissesse: “Eu Descasco-lhe a Banana”. Após o duche, decidi vestir uns calções confortáveis, aparentemente adequados, apesar de ter emagrecido. Ao sair de casa, já atrasado, eis que a min…

Amor Marginal

O Afastamento dos Professores do Ensino