A robótica nas escolas e no quotidiano

PTRobotics



A evolução tecnológica, os novos mercados profissionais, e a plasticidade cerebral, com todas as vantagens associadas, têm vindo a causar impacto nas nossas Escolas. A robótica é uma área que tem vindo a ser implementada desde o pré-escolar.

 

Os elementos utilizados não devem contemplar apenas os contextos escolares. Oferecer recursos neste domínio, os da robotica, aos filhos e familiares é uma forma de estimular o interesse pelo saber, o raciocínio lógico, compreender conteúdos e conceitos de matemática e física; entre outros. Para tal, podemos recorrer à PTRobotics.


Hoje, falo-vos do arduino, uma placa criada em 2005, composta por ummicrocontrolador Atmel, circuitos de entrada/saída e que pode ser facilmente ligada a um computador e programada via IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado), utilizando uma linguagem baseada em C/C++, apenas com um cabo USB. Depois de programado, o microcontrolador pode ser usado de forma independente, ou seja, pode colocá-lo a controlar um robô, uma lixeira, um ventilador, as luzes da sua casa, a temperatura do ar condicionado, … 


Raspberry Pi é um computador barato, com tamanho de um cartão de créditoA função básica deste gadget é oferecer uma alternativa barata, prática e acessível para que as pessoas, de várias idades, possam explorar todas as capacidades da computação”, facilitando a aprendizagem de programação em linguagens como Scratch e Python. Apesar do tamanho diminuto e das feições pouco convencionais, o Raspberry Pi é um computador como outro qualquer. Ele permite navegar na internet, reproduzir conteúdos multimédia, criar texto,imagens e, também serve, para jogos.

Quantas vantagens, com recursos que podemos encontrar numa loja portuguesa, para utilização pessoal, profissional ou escolar.

 

Nota

Por forma a melhorar as hiperligacões e resultados pretendidos na pesquisa, os termos “robótica” e “arduíno” não foram acentuados.

Comentários

Publicar um comentário

Este blogue é feito de histórias reais, emoções, prazeres, opiniões e alguma ficção. Também de pessoas que interagem e de uma mão que se estende, mesmo que cheia de nadas.

Não deixe de comentar!
Um abraço.
Paulo.

Mensagens populares deste blogue

O Professor está a dar cabo de mim